quinta-feira, 23 de maio de 2013


Magnólia

E sem querer, estava metido na pendente chuva de sapos, primeiro a banda sonora a entranhar-se
Nos meus dezasseis anos, não queria ser poeta, mas a falta de coragem nas mãos para a carne e na boca
Para as palavras, levaram-me a isto, escreve-me uma mensagem para lhe enviar e ainda hoje juntos,
Também eu ainda estou preso a isto, agora é mais limpeza, não tenta chegar a ninguém, apenas tenta
Sair de mim e aliviar um pouco o vazio com a ilusão de uma ausência, quando se cospem palavras em
Magnólias, deve esperar-se a explosão da Carmina Burana, estranho como me consideram uma pétala
Quando ignorava que nós flor, o que queria era apalpar o cu duro da colega e continuar inocente a ler
Nietzsche, a engolir Platão, a apaixonar-me por pequenos-almoços na América como se tivesse saudades
Do tempo em que não era nada, o tesão lá ia aliviando de olhos fechados a ver nas pálpebras aquela paixoneta
A lamber a rata daquela outra que nunca me olhou com olhos húmidos, enquanto a fodia, ou como
Imaginava que se fazia, também vais lá, e eu julgava que se referiam às torradas com leite achocolatado,
Ou porque tinha comprado um livro do Hemingway no hipermercado contra a vontade da minha mãe,
Que só considerava livros de verdade os manuais escolares, hoje pouco me interessam os anéis
De Saturno no chão em Chaves, mas ajudou-me perceber que há coisas piores que a morte e que há
Sempre uma porta aberta que fecha tudo para sempre, nunca chegaram a cair os sapos, engoli-os todos,
Depois deixei de sorrir pela luz e esmaguei a magnólia entre mais uma livro que nunca acabarei de ler,
A areia sacode-se, mas tem-se sempre vontade que anos mais tarde, se encontre alguma nos bolsos,
Como encontrar um pedaço da alma que lá ficou, onde se passou.

Turku

20.04.2013

João Bosco da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário