quarta-feira, 19 de junho de 2013

Deus De Uma Eternidade Pequena

Acordo em África, tudo tão familiar como sempre, as minhas mãos do tamanho que têm tido,
O cheiro diferente de um novo dia, a terra húmida dizem-me os pássaros e daqueles ventos
Que não tocam, tímidos, como um adolescente a caminhar sobre um pântano de uma
Tira-virgos profissional, que mal sabem por que drogas se hão-de meter, aqui fome
E uma estranha exigência de mais vida, quando lado a lado tanta vida a tentar matar-se,
Corro o fecho da tenda, descubro os membros quentes e o Sol parece tardar hoje,
Há cinza, corre pela água, alguém está a ser cremado na Índia, mais em baixo as mulheres
Lavam as cores da roupa, chega de insultos ao luto católico, o abandono dos cemitérios nas
Aldeias pequenas, extinguem-se os fogos-fátuos, já ninguém quer dormir em cemitérios rurais,
Escolhem morrer em Paris em banheiras e os leões a deixarem material para recordações
Ao lado da bosta dos búfalos, dói não ser beijado na pedra depois de morto, ou a ideia
Em vida disto tudo, acordo, mas parece-me que ainda sinto no hálito o gosto daquela
Promessa que ficou antes de se vir, e a sede, não me lembro de ter bebido mais de cinco
Tuskers ontem à noite, devo ter armado mal a rede e os mosquitos chuparam-me todo pelos
Dedos, não me apetece foder, apesar do tesão, daí estar nisto, escrevo os excessos do meu
Metabolismo, os meus olhos foram habituados a hipocrisias de catecismo e beatas apagadas
Em saias e mais saias e menos dentes para serem os mosquitos abençoados dos padres,
A frontalidade de África é olhar directamente o Sol ao meio-dia e a terra é vermelha,
Sem pretender esconder o sangue que a alimentou ao logo dos milénios, não como aqui onde
Durmo e finjo uma cegueira de burro de nora, seca, para lado nenhum, a água e os sonhos,
Furta-se a vida à vida e só se vive de morte, as ilusões estão mais vivas que os insultos da
Verdade, os búfalos mugem, mas se abrir realmente os olhos, sei que estou é rodeado de vacas.

Torre de Dona Chama

19.06.2013


João Bosco da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário