quinta-feira, 21 de abril de 2016

Sobre Poesia

Mais uma folha
que cai – mal
começou a Primavera.

Comecei a escrever poesia quando me apercebi que vinha uma avalanche
De nada contra mim, quando cai sobre nós algo assim, não há nada a fazer,
Ou há a poesia, escrever poesia é tentar engolir a água toda do mar
Quando se leva com a maior onda do mundo nos olhos,
Um poema é uma necrologia, de um momento, de um beijo, de um amigo,
São as palavras escritas nas lápides do cemitério interminável que somos,
Sem vida não existiria poesia, sem mortalidade também não,
Não acredito que os deuses tenham escrito um verso sequer,
Para mim a poesia é muito mais que uma desculpa para ir
Ter com uns quantos poetas e ser visto, geralmente acontece quando
Já quase nem eu me vejo a mim próprio no quarto vazio,
É mais que vento no ego de um nome qualquer que tenta, tenta,
É mais que uma justificação às pestanas queimadas em nome das palavras
Ou dos caralhos engolidos em nome do nome,
Para mim a poesia é a única forma de estar vivo realmente,
De manter vivos em quem está vivo os que perderam todas as palavras,
É o meu martelo possível contra a invencibilidade da morte.

20.04.2016

Turku


João Bosco da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário